Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da área de Comunicação, Educação e Tecnologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, MG. Fiz este blog para reunir o conteúdo da palestra "Mídia e Educação: Práticas e perspectivas de políticas públicas", que proferi no "5 Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal", realizado na Unicamp em 15 de julho de 2010.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sobre mídia-educação

“É a história de uma antiga tribo, cujos membros levavam uma vida estável e reconfortante. As crianças partilhavam das tradições de seus pais e eram ensinadas a pescar em águas correntes límpidas e a caçar o tigre de dente-de-sabre. Aí veio o gelo, a água se tornou turva e o tigre se mudou para o sul. Mas a tribo preservou seus modos tradicionais. Eles limparam uma parte do rio para que as crianças continuassem a pescar, e empalharam um tigre, para que elas aprendessem a caçar. Então, um crítico jovem membro da tribo veio até o conselho e perguntou porque, ao invés disso, as crianças não eram ensinadas a pescar em águas turvas e a caçar o urso polar, que recentemente havia começado a assolar as tribos. O conselho ficou furioso. Nós sempre ensinamos a pescar em águas límpidas e a caçar o tigre, porque essas são as disciplinas clássicas. Além disso, o currículo já está sobrecarregado.”

(Stuart Hall e Paddy Whannel – The popular Arts, 1964)

Um comentário:

  1. Olá Alexandra, boa tarde.
    Trabalho em um Nucleo que trabalha com disseminação de tecnologias juntos aos professores do Ensino Médio e tivemos grande interesse pelo seu trabalho.
    Você tem disponibilidade e interesse em participar de Oficinas e Seminários?
    Por favor, entre em contato pelo email: karla.veloso@martinspereira.com.br
    Obrigada. Abraços!
    Karla Veloso

    ResponderExcluir