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Sou professora da área de Comunicação, Educação e Tecnologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, MG. Fiz este blog para reunir o conteúdo da palestra "Mídia e Educação: Práticas e perspectivas de políticas públicas", que proferi no "5 Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal", realizado na Unicamp em 15 de julho de 2010.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mapeando a mídia-educação

Regulação de mídia e mídia-educação

Tradução de trecho do artigo “ The Role of Broadcasting Regulation in Media Literacy”, escrito pela pesquisadora inglesa Eve Salomon e publicado no livro Mapping Media Education Policies in the World. UNESCO / Alliance of Civilizations, 2009

A regulação de conteúdo (...) está intrinsecamente ligada à educação para a mídia (media literacy). Se o objetivo da regulamentação de conteúdo é garantir que a produção de programas reflete padrões comumente aceitos e expectativas, então os espectadores – assim como o órgão regulador e as empresas de radiodifusão – precisam saber que o que eles têm direito de receber através dos seus aparelhos de televisão. Na verdade, a regulação funciona melhor quando todos os atores sociais estão trabalhando para o mesmo entendimento: os telespectadores dizem ao órgão regulador o que eles querem, o regulador codifica as expectativas em um regulamento e as emissoras, seguindo as regras, entregam ao público o que ele tem expectativa de ver. Quando este ciclo é executado de forma eficaz, os cidadãos letrados em mídia são capazes de garantir que a qualidade e os padrões de televisão – padrões esses definidos pelo órgão regulador - se mantenham elevados.


Acesse aqui o estudo publicado pela UNESCO com relatos de experiências internacionais no campo da mídia-educação (em inglês).

E acesse aqui o "Media Education Kit", com informações para professores, pais e profissionais, também editado pela UNESCO (em inglês).

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