Quem sou eu
- Alexandra Bujokas
- Sou professora da área de Comunicação, Educação e Tecnologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, MG. Fiz este blog para reunir o conteúdo da palestra "Mídia e Educação: Práticas e perspectivas de políticas públicas", que proferi no "5 Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal", realizado na Unicamp em 15 de julho de 2010.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Blog do Midialab
O Midialab é o laboratório de mídia-educação que montei na Universidade do Sagrado Coração em Bauru, SP, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo do projeto:
Media literacy no Ensino Médio: Atividades de leitura e escrita com professores e alunos
O projeto propõe a criação de um pequeno laboratório multimídia para promover workshops de mídia-educação para alunos e professores do Ensino Médio, dentro da área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. Os objetivos são investigar, de modo comparativo, como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças na performance dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados para promover a “literacia em mídia”, considerando as características da escola pública brasileira e os paradigmas internacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focando seis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo de caso, tradução e simulação-produção. A hipótese é a de que o foco nas atividades de preparação para usar a mídia pode diminuir diferenças entre o repertório do professor e dos estudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover o aprendizado colaborativo, numa abordagem social.
Palavras-chave: Mídia-educação, Ensino Médio, Leitura e escrita.
Clique aqui para acessar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário