Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da área de Comunicação, Educação e Tecnologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, MG. Fiz este blog para reunir o conteúdo da palestra "Mídia e Educação: Práticas e perspectivas de políticas públicas", que proferi no "5 Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal", realizado na Unicamp em 15 de julho de 2010.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Blog do Midialab




O Midialab é o laboratório de mídia-educação que montei na Universidade do Sagrado Coração em Bauru, SP, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Resumo do projeto:

Media literacy no Ensino Médio: Atividades de leitura e escrita com professores e alunos

O projeto propõe a criação de um pequeno laboratório multimídia para promover workshops de mídia-educação para alunos e professores do Ensino Médio, dentro da área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. Os objetivos são investigar, de modo comparativo, como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças na performance dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados para promover a “literacia em mídia”, considerando as características da escola pública brasileira e os paradigmas internacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focando seis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo de caso, tradução e simulação-produção. A hipótese é a de que o foco nas atividades de preparação para usar a mídia pode diminuir diferenças entre o repertório do professor e dos estudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover o aprendizado colaborativo, numa abordagem social.

Palavras-chave: Mídia-educação, Ensino Médio, Leitura e escrita.

Clique aqui para acessar

Nenhum comentário:

Postar um comentário